- 29
- 8 397
Mocambo Cultural
Brazil
Приєднався 24 сер 2011
Canal do Coletivo de artistas negros ou que trabalham a temática negra - africanidades, artes africanas, da diáspora africana, e afro-brasileira. Que trabalha estéticas africanas das artes tradicionais ás contemporâneas ou experimentais.
TRADIÇÃO DE MATRIZ AFRICANA CONTRA O RACISMO
Campanha "Tradição de Matriz Africana contra o racismo"
Criada e organizada pelo Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil, mas é que uma ação coletiva. Uma ação de todos e todas!
Criada e organizada pelo Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil, mas é que uma ação coletiva. Uma ação de todos e todas!
Переглядів: 95
Відео
MOVIMENTO NEGRO NO PROGRAMA SALA DE OPNIÃO
Переглядів 204 місяці тому
Entrevista do coordenador do Ponto de Cultura Mocambo Cultural, e ativista da cultura e do movimento negro, Francisco das Chagas Silva (o Professor Chiquinho), dada ao apresentador Dr. Aparício de Carvalho - no programa Sala de Opnião.
A COR DA IGUALDADE É A EDUCAÇÃO
Переглядів 112Рік тому
Vídeo sobre homenagens, pela atividade da consciência negra na escola Murilo Braga, de Porto Velho - Novembro de 2022. Professor Chiquinho, com apoio do Ponto de Coletivo Mocambo Cultural.
Pitch da Startup IMPQ
Переглядів 17Рік тому
Esse vídeo é o pitch do meu primeiro projeto de inovação, módulo ou fase de ideação, para o programa do SEBRE, o Inova Amazônia, com minha Startup IMPQ - Instuto Mura Pacheco Quariterê. Instituto, entidade e empreendimento social, voltado para a preservação da floresta e para um desenvolvimento sustentável, na Amazônia.
FILME CARTA DE PVH 1
Переглядів 23Рік тому
Esse vídeo é um trabalho dos nossos alunos do curso de aceleração (correção de fluxo), da Escola Murilo Braga. Foi feito de forma intedissciplinar - História e Geografia - interface de componentes curriculares, com minha amiga, Profesora Dalva. "filme Carta", dentro do Projeto de "Cinema na Escola, da UFF.
A COR DA IGUALDADE É A EDUCAÇÃO 1
Переглядів 9Рік тому
Esse vídeo é um pequeno registro de uma das várias manifestações de carinho com o trabalho dos nossos alunos da escola Murilo Braga de Porto Velho, Rondônia, Amazônia/Brasil. Que é sobre a consciência negra, em novembro de 2022. E também, aqui homenageamos as nossas negras e os nossos negros, heróis e heroinas do Brasil, vencedores, na Diáspora Africana. Hoje na Europa, e em outros cantos do pl...
PRISÃO DO REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA
Переглядів 61Рік тому
A introdução deste vídeo é uma produção do IFRO, e a nossa parte, original, é de uma visita à prisão onde foi preso o Pacheco, no período colonial da Amazônia Ocidental. No Real Forte Príncipe da Beira, no Vale do Guaporé, Município de Costa Marques, em Rondônia. Fronteira com a Bolívia. Pacheco escreveu um poema, talvez com um Chuncho (objeto de ferro ponteagudo, nas paredes de pedra da sua ce...
Bazar de História Regional As Missões Jesuíticas
Переглядів 313 роки тому
Um trabalho protagonizado pelos alunos da Escola Murilo Braga de Porto Velho - RO. - Um grupo do 3ºANO. - Apresentado no Canal HMB. Bazar de História Regional - As Missões Jesuíticas na Amazônia - Apresentadora - Bruna Wentz Convidado do Bazar de História Regional: Professor Francisco Cleiton. Este canal é um espaço de produção de conhecimento com o protagonismo dos nossos alunos da Escola Esta...
PRAV NO PAPO GRIÔ
Переглядів 194 роки тому
Trabalho do ator, designer, modelo e produtor artístico beninense, Prav.
"DO MAR DO CARIBE À BEIRA DO MADEIRA".
Переглядів 494 роки тому
Lançamento do livro da historiadora Cledenice Blackman - "Do Mar do Caribe à Beira do Madeira".
PLANO NACIONAL SETORIAL PARA CULTURA NEGRA Continuidades e rupturas
Переглядів 44 роки тому
Esse vídeo é do Canal Pensar Africanamente, em que o Professor Chiquinho participa, junto com grandes referências da cultura afro-brasileiras - gestores, intelectuais, ativistas e membros do Conselho Editoral do referido Canal. E tratam, como o título diz, sobre o plano de cultura afro-brasileira, construído para o Brasil.
CPI SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS E NEGROS - RONDÔNIA
Переглядів 135 років тому
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CPI DA VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS E NEGROS, REALIZADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE RONDÔNIA, ARTICULADA E REQUERIDA PELA DEPUTADA FEDERAL MARIANA DE CARVALHO (PSDB/RO), E TENDO COMO UM DOS CONVIDADOS O PROFESSOR CHIQUINHO, DO COLETIVO DE ARTISTAS NEGROS - MOCAMBO CULTURAL, E MEMBRO DA REDE AMAZÔNIA NEGRA.
Cultura de Rondônia - trabalho do 2º B 2019.
Переглядів 5255 років тому
Produção audiovisual da turma do 2º B, de 2019 da Escola Murilo Braga, em Porto Velho, em atendimento à uma atividade solicitada na disciplina de Língua Portuguesa - Professora Patrícia -, e exposto no 1º Cine Murilão. O grupo criou um roteiro propondo uma narrativa na linguagem cinematográfica, a partir de uma entrevista com o Prof. Chiquinho, da mesma escola.
2016 VT DOC COLETIVO MOCAMBO CULTURAL BICA DE SANTA BÁRBARA PVH RONDÔNIA1
Переглядів 1927 років тому
2016 VT DOC COLETIVO MOCAMBO CULTURAL BICA DE SANTA BÁRBARA PVH RONDÔNIA1
MOVIMENTO NEGRO PROGRAMA SALA DE OPNIÃO
Переглядів 317 років тому
MOVIMENTO NEGRO PROGRAMA SALA DE OPNIÃO
EDUCAÇÃO NO QUILOMBO PEDRAS NEGRAS NO VALE DO GUAPORÉ - PROTO SALTO.
Переглядів 1,3 тис.9 років тому
EDUCAÇÃO NO QUILOMBO PEDRAS NEGRAS NO VALE DO GUAPORÉ - PROTO SALTO.
ZEZINHO MARANHÃO MEMÓRIA 2014 (AGORA NO ASTRAL SUPERIOR) - SINGELO TRIBUTO
Переглядів 78010 років тому
ZEZINHO MARANHÃO MEMÓRIA 2014 (AGORA NO ASTRAL SUPERIOR) - SINGELO TRIBUTO
HINO A NEGRITUDE - PROFESSOR EDUARDO OLIVEIRA
Переглядів 1,3 тис.11 років тому
HINO A NEGRITUDE - PROFESSOR EDUARDO OLIVEIRA
Resistência e luta por igualdade racial e religiosa. Viva a pluralidade cultural.
Interessante.
Obrigada por esse resgate! Precisamos da memória popular e cultural, p q não morramos como povo.
Excelente documentário sobre as origens do Terreiro Mina de Santa Bárbara. Parabéns ao Mucambo Cultural e a todos os participantes que fizeram acontecer esse vídeo. E a todos que fazem parte das religiões de matrizes africanas da Cidade de Porto Velho - RO.
Muito bom ☺️
Muito bom
Grato, meu nobre.
Eu Pai Agostinho Ferreira dos Santos, lutamos juntos com o Professor Eduardo de Oliveira, quando ele gravou esse hino da Negritude, eu era o Coordenador do Movimento Negro Unificado da cidade de São Paulo SP Capital.
Parabéns. Um honra lhe conhecer, e ter conhecido ele.
Amiga Erineide que Orgulho de você, Parabénsssssss ainda sonho em visitá-la um dia...
LINDA, PERFEITA, MIL SAUDADES DE PORTO VELHO, DO VELHO PORTO E DO SAUDOSO MESTRE ZEZINHO MARANHÃO! VALEU FRANCISCO DAS CHAGAS PELO VÍDEO, MATEI SAUDADES!!!!!!!!!!!!!!!!!! GANHOU UM INSCRITO.
Zezinho Maranhão na construção da identidade rondoniana e amazônida
Vergonha! Sua mãe, como a de todos os brasileiros de todas as tezes, é a Mãe Gentil, Pátria Amada, Brasil! Se eu fizesse um Hino à "Branquitude", você iria gostar?
Vejo que você não conhece a história, e portanto, não conhece a causa negra. Enquanto a sua comparação com a questão patriótica, quero lhe lembrar que um HINO, não é exclusivo à esta destinação, de exaltar ou louvar a pátria. Se assim não o fosse, times de futebol, outros seguimentos sociais, instituições, organização civis, religiosas, etc. não teriam hino. Vc sabia que a Umbanda tem um Hino lindo?
é arebatador muito lindo barabéns