- 28
- 708 490
Dr. Mundinho Falcão
Приєднався 12 вер 2023
Відео
Fera Ferida Capítulo 1
Переглядів 11 тис.3 місяці тому
Gabriela (1975) - Capítulo 78 (link do capítulo completo no comentário fixado)
Переглядів 14 тис.6 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 88
Переглядів 31 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 90 (Último Capítulo)
Переглядів 47 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 87
Переглядів 58 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 89 (Penúltimo Capítulo)
Переглядів 52 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 86
Переглядів 168 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 83
Переглядів 19 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 84
Переглядів 12 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 82
Переглядів 26 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 85
Переглядів 15 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 81
Переглядів 13 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 80
Переглядів 15 тис.7 місяців тому
Gabriela (1975) - Capítulo 79
Переглядів 22 тис.7 місяців тому
Para ser bem didático, sem pedantismo... Gabriela é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida originalmente de 14 de abril a 24 de outubro de 1975, em 132 capítulos. Substituiu O Rebu e foi substituída por O Grito na faixa das 22 horas,[1] sendo a 21.ª "novela das dez" exibida pela emissora. pt.wikipedia.org/wiki/Gabriela_(1975)
Esta afoiteza dos "membros do conselho" - como muito bem atentou o coronel Ramiro - me traz à lembrança, guardadas as devidas proporções, o não menos excelente filme Martin Scorsese, "Os Bons Companheiros" ("Goodfellas"; 1990).
A besbilhoteira, fuxiquenta, enxerida de Dona Olga (magnífica interpretação de Ângela Leal) la´sabe o que é estar apaixonada, pois faz tempo que não sente uma atração afetiva por alguém, ressecou-se seu sentir, via de consequência seu saber, referentes ao apego, ao carinho, ao desejo sensual e sensível pelo outra pessoa, e sua frustração, seu recalque a leva a se imiscuir na privacidade e na intimidade alheias, ainda mais se for do círculo familiar. É representante digna, que não perde sua atualidade, de pessoas (mulheres e homens) que tem esta mentalidade atávica e atitude mais cínica do que hipócrita!
Tema de abertura: "Modinha para Gabriela" é uma canção composta por Dorival Caymmi, de 1975, e que ficou notabilizada na voz de Gal Costa. pt.wikipedia.org/wiki/Modinha_para_Gabriela
Eu.tinha.10.anos.amo.essa Música. ❤❤❤❤😊😅
O poeteiro Argileu tem como obra-prima "Piolhos de Cinzas", que influenciou intelectual e esteticamente o ilustre imortal da ABL José Sarney na elaboração de "Marimbondos de Fogo"!
O poetrasto Argileu (brilhantemente interpretado pelo impagável Hugo Caravana) não polígamo e sim, com a devida licença poética, poligínico* em prol da explosão demográfica! *Poliginia: Refere-se à prática de um homem de contrair matrimônio com mais de uma esposa. O homem tem direito a mais de uma esposa, enquanto as mulheres só podem ter o homem em questão como relação. pt.wikipedia.org/wiki/Poliginia
O jagunço é cria direta do Poder desmedido dos "coronéis", jagunços com constituição física avantajada, mentalidade insensível e insensata, atitude bruta, cupinchas, capangas privilegiados pela confiança submissa incondicional do coronelismo em detrimento da volante, propositalmente mal preparada, mal armada, mal considerada, sequer temida assim até pelos cangaceiros! Esta realidade não se restringe ao Nordeste e, de uma forma ou outra, se faz presente até hoje!
Costurando as roupas porque as baratas não dão folga 😂 kkkkkkkk Essa foi boa....kkkkkkk
Nunca havia assistido esta novela, pois não era nascida e sim, ela é sem sombra de dúvidas milhão de vezes melhor do que as atuais, interpretação impecável de cada ator envolvido, isto sim é uma obra de arte👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
❤❤
Quantos quantos artistas bons e maravilhosos e juntos😊 época de ouro ♦️
Gostava de ver os coroneis apavorando todo mundo kkkk
Natália do Vale trabalhou nessa novela
Essa novela só tinha música linda!
Tema de abertura: "Modinha para Gabriela" é uma canção composta por Dorival Caymmi, de 1975, e que ficou notabilizada na voz de Gal Costa. pt.wikipedia.org/wiki/Modinha_para_Gabriela
Pena que cortaram muita coisa. Mesmo assim ė muito bom recordar.os artistas eram imbativeis.jaime barcelos dava shou.infelizmente todo o elenco ja se foram.brilhar no ceu. Um beijo e muitos aplausos...
Compadre Amâncio, o porta-voz ,o moleque de recados,o faz tudo para o Intendente Ramiro 😢
Castro Gonzaga insubstituivel
Sem dúvida, elenco de astros de quinta grandeza, de desempenho da dramaturgia televisiva de forma impecável!
Eu nem era nascida e não conhecia a estória, mss estou amando assistir estes capítulos 🎉
Lucinha Lins foi fazer As Pupilas do Senhor Reitor no SBT na epoca
Tarcísio Meira saiu da novela pra fazer Pátria Minha na epoca
E pensar que essa surra era pra Gabriela
A alma das madames tá muito mais perdida do que a Alma da Glorinha
Genial Jorge Amado
O povo de Tubiacanga não sabe votar. É endêmico de muitas cidades.
Nacib Achcar Saad (personagem de Armando Bogus) não é turco e sim árabe, sírio-libanês, mas tinha passaporte do Império Turco-Otomano, que dominava aquelas regiões do Oriente Médio, até 1922.
Era a novela das dez, que eu, no início da minha adolescência, não podia assistir, com a determinação paterna de que já pela manhã eu tinha aula, mas volta e meia dava um jeito de assistir por conta de Sônia Braga, e a cena lá da pandorga (pipa) no telhado me deixou numa epifania, sem blasfêmia. Eu dizia que estava aquela hora acordado para assistir ao telejornal "Amanhã", antecessor do Jornal da Globo!
Vendo essa novela ,temos a 3xata noção da decadência da Globo !os responsáveis são além de idiotas ,são monstros por destruírem tal obra prima !
A História, com "H" maiúsculo nos seus anais - “sem insinuações anatômicas” -, não se repete nem como tragédia, como farsa e nem como comédia, a não ser entre aqueles que fazem questão de fazer valer a intolerância à alteridade, a disseminação do clima generalizado de animosidade, a força bruta da mentalidade tacanha, da atitude arbitrária!
Por que aos invés de Jerusa e Malvina, duas garotas se tornando mulheres, não fez Jorge Amado como personagens, nesta situação em particular, dois garotos, ou melhor varões - como ainda muito gosta de se referir ao descendentes do sexo masculino os homens com H de "honestidade, hombridade" duvidosas?! Eis uma questão em aberta!
A Estética de atrizes como Nívea Maria e Elizabeth Savala não se restringe às suas belas e encantadoras fisionomias, como evidenciam a plena juventude nesta excelente telenovela, não se limita à dimensão física, mas abrange também à dimensão digamos metafísica, confirmada pelos seus inegáveis talentos artísticos, suas presenças incontestáveis no Panteão de esplêndidos e autênticos intérpretes, no caso no universo televisivo, registro inexorável da formação histórico-cultural brasileira.
"Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi" “Se quisermos que tudo permaneça como está, tudo deve mudar” Giuseppe Tomasi di Lampedusa em Il Gattopardo (O Leopardo).
A atriz Monah Delacy é a mãe da também atriz Cristiane Torloni.
A mulher submetida ao dispor do homem como objeto, propriedade, barganha, é um ultraje, um aviltamento da condição humana, no sentido de se comungar o que há de comum, compartilhar, assumir compromisso e responsabilidade que não é o sexo - de forma legal (direito) e legítima (ética) - define!
A classe dominante brasileira, em sua maior, enorme parcela, desde a época colonial, mantém até hoje seu desprezo visceral pela população em geral, numa referência secular, com seus prós e contra, à obra-prima de Gilberto Freyre: “Casa Grande e Senzala”
A corda rebentou do lado mais fraco.😢
Nivea e Elizabeth, lindas demais
O livreiro tem razão em suas afirmações poéticas,sobre mulheres e flores. Muitas nascem para a liberdade e o livre e espontâneo prazer de apenas terem seus homens para bem amar. Se casam,perdem o encanto ,o mistério da sedução. São como passaros em gaiola dourada. Como flores postas em vasos de prata. Perdem o viço e fenecem. As paixões precisam de mistérios, desencontros, anseios e surpresas. Sofreres e felicidades intensas, breves. São como primaveras e verões. Inesquecíveis. E não se repetem.
Batizar a filha com um nome destes, "Malvina", é de um mau gosto, com sugestão tendenciosa de mau agouro até, no mínimo de pronúncia desagradável. Ao menos então fosse batizada como Benvinda!
A História, com "H" maiúsculo nos seus anais - “sem insinuações anatômicas” -, não se repete nem como tragédia, como farsa e nem como comédia, a não ser entre aqueles que fazem questão de fazer valer a intolerância à alteridade, a disseminação do clima generalizado de animosidade, a força bruta da mentalidade tacanha, da atitude arbitrária!
Gal costa da um show no tema da novela Gabriela,feliz 2025
"Modinha para Gabriela" é uma canção composta por Dorival Caymmi, de 1975, e que ficou notabilizada na voz de Gal Costa. pt.wikipedia.org/wiki/Modinha_para_Gabriela
Grande elenco
Sem dúvida, elenco de astros de quinta grandeza, de desempenho da dramaturgia televisiva de forma impecável! Fazem valer sua presença imprescindível na História Cultural do Brasil!
Prefiro O Remake...Pra Mim ..Foi Melhor 😊
😅😅😅vendo hojeessanoveladaimacalmaem vistasdasdrhoje não eatoqtem tamtagte ansiosa
Precisa voltar MAIS Novelas Antigas !:então Maravilhosas
Eu não estou aqui para ser advogado de defesa nem ser inquisidor da Globo! Não se deve esquecer jamais o quanto a grande maioria dos brasileiros, especialmente a partir do início dos anos 1970, garantiram à "nave-mãe" televisiva a sua liderança em audiência nacional quase que absoluta! Portanto, a Globo é assim, de forma apressada, nem lixo, nem luxo!
33:23 Por quem os sinos dobram?!
Coronel Ramiro Bastos (Paulo Gracindo) guarda muito aproximação com o não menos icônico Don Vito Corleone (Marlon Brando/Robert De Niro). Isso para se dizer o mínimo do suficiente necessário dos paralelos/comparações histórico-culturais e ético-estéticos entre duas autênticas obras-primas!
Ê tempos bons de NOVELAS
Esta atriz parece a Cláudia Raia. E o Conorel Jesuíno parece que era mais romântico quando jovem
Apreciando esta obra-prima da dramaturgia televisa brasileira, se constata que pior atualmente, na sociedade em geral, não se faz tanto presente na ordem do dia a hipocrisia e sim o cinismo, a desfaçatez, onde não adianta exigir que os descarados tomem vergonha na cara, pelo simples motivo de que são desprovidos de cara!