- 20
- 31 662
Especialização em Ensino de Filosofia UnB/UAB
Приєднався 29 чер 2017
Entrevista: Luiz Henrique Lopes dos Santos
Entrevista: Luiz Henrique Lopes dos Santos
Переглядів: 1 471
Відео
Entrevista: João Carlos Salles, Marcelo Guimarães
Переглядів 3736 років тому
Entrevista: João Carlos Salles, Marcelo Guimarães
👏
O Kohan é fantástico!
Importante entrevista!
Que entrevista excelente!
“Eu odeio a classe média!”. “Eu sou rica!”
Gostaria tb da outra parte da aula!
Duas apostas erradas: Marx apostou no fim do capitalismo em Das Kapital, tendo o comunismo implodido na União Sovietica em 1991, dois anos após a queda do muro de Berlim, construído paea impedir a fuga de alemaes orientais para o capitalismo.China viu o fracasso da economia socialista e abraçou o capitalismo, sendo hoje o país com mais bilionarios e milionários no mundo. Boris Fausto apostou em Marx, que era alemão, judeu e residente em Londres: Alemanha, Israel e Inglaterra nunca levaram Marx a sério, construíram suas riquezas no capitalismo. As previsões de Marx deram o contrario, é levado a sério na América Latina, que é pobre, enquanto a América do Norte é a região mais rica do planeta graças ao capitalismo. Marx era fracassado na vida particular, suas duas filhas se suicidaram, Laura e Eleonora, porém admirado por aqueles que se enquadram no perfil do "Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano", de Alvaro Llosa.
Quanta boçalidade mascarada de pseudoconhecimento. Sabe nada de história...
meus olhos e ouvidos em êxtase.. e acaba do nada
Conteúdo riquíssimo!
Muito bom poder escutar e aprender com a professora Jeanne Marie! Grato pelo vídeo!🥰
Basta ser um propagandista e office boy do comunismo para se tornar professor emérito de universidade. Reflexo crasso depredação educacional e da fragilidade acadêmica do Brasil.
Papinho de "turma do fundão" fracassado.
Aula completa: ua-cam.com/video/EALPNPvWTxI/v-deo.html
Marilena Chauí, como sempre brilhante ao refletir sobre filosofia e a história da filosofia
Kd a parte 2
Era gata essa educadora. Tenho grande apreço por ela grande intelecto no tange a motes filosóficos👏
E a parte II? Não achei...
Isto sim é um ideólogo!!
Já havia lido no livro do Gilson Iannini et all Arte e Filosofia um artigo sobre estética em Walter Benjamin desta autora, utilizei algumas citações para trabalhos e monografia. Agora tive o prazer de assisti-la neste vídeo numa apresentação interessante sobre estética em filosofia. Ver sua presença pessoalmente, ainda que em vídeo, me deu um prazer também pelas ideias e conceitos apresentados com clareza de percepção...
Por que este homem mentia tanto?
Muito interessante
O Ruy Fausto estudou um bocado os clássicos do marxismo e alguns filósofos marxistas, mas esses são apenas dois dos nove itens do programa de Olavo, e ele ignorou solenemente os outros sete. A prova de que ele se preserva asceticamente de qualquer contato intelectual que possa macular a pureza virginal do seu marxismo, ele próprio a fornece na revista "Piauí", onde, aventurando-se a crítico do pensamento de Olavo, confessa que só o conhece por algumas opiniões políticas avulsas colhidas no Facebook e no UA-cam, e que, imaginando ser isso mais que suficiente, NÃO SABE NEM QUER SABER NADA DA FILOSOFIA DE OLAVO. O sujeito chegou a "professor emérito" de Filosofia sem saber que nada se pode compreender das opiniões de um filósofo sem integrá-las no conjunto da sua filosofia -- o que é propriamente a lição número um de todo aprendizado filosófico. Daí que mesmo aqueles pedacinhos soltos ele não consiga entender de maneira alguma, chegando até a inverter o sentido deles. Hominho ridículo.
Um dos maiores filósofos do Brasil
Ideólogo marxista e propagandista da esquerda,e nada além disso. Basta verificar o conjunto de escritos do sujeito para constatá-lo; todos os seus livros e artigos de jornal cuidam de marxismo e, quando não, de debates internos da esquerda. Um filósofo que não consegue separar-se um instante sequer das próprias convicções jamais as toma como objeto de estudo; ele se funde às ideias, é moldado por elas, torna-se incapaz de analisá-las objetivamente e, finalmente, reduz-se a um modesto ideólogo e propagandista. É o triste caso de Ruy.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse professor foi um ícone da esquerda!
Olá, boa noite. Vocês poderiam informar o ano em que essa entrevista foi realizada? Grata desde já.
2010
“VIGARICE INTELECTUAL, TEU NOME É MARILENA CHAUI! A CARMINHA DO LIXÃO ÉTICO DO PETISMO! A Política Conservadora na Cidade de São Paulo”. Chaui, cujo salário é pago pelos paulistas há muitos anos para que ensine filosofia, afirmou, segundo a página da CUT, que “os candidatos Celso Russomano (PRB) e José Serra (PSDB) representam duas vertentes da direita paulista igualmente prejudiciais à democracia, à inclusão e à cidadania”. Entendi. Se eles são tudo isso, entendo que deveriam ser proibidos. de se candidatar, não é mesmo? Onde já se viu haver candidatos “prejudiciais à democracia”?Escreve ainda a Rede Brasil Atual: “Ela [Marilena] define o candidato do PRB como herdeiro do populismo tradicional e São Paulo, na linhagem de Adhemar de Barros e Jânio Quadros.” Entendi. Mas e Paulo Maluf, de quem Russomanno era aliado antes de migrar para o PRB? O deputado do PP foi também aliado do PT, como sabemos. Ela falou a respeito: “Para Marilena, o ex-governador Paulo Maluf, cujo partido (PP) foi também aliado ao PT não eleições paulistanas, não se enquadra na tradição política representada por Russomanno, mas na do ‘grande administrador’, que ela identifica com Prestes Maia (prefeito de São Paulo de maio de 1938 a novembro de 1945) e Faria Lima (prefeito de 1965 a 1969). ‘Afinal, Maluf sempre se apresentou como um engenheiro.’” Que coisa! É um novo marco na decadência intelectual desta senhora: virou lavanderia da reputação de Paulo Maluf. Oito dias antes dessa declaração de Marilena, a juíza Liliane Keyko Hioki, da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, atendendo a um pedido do Ministério Público, dera prazo até o fim daquele mês para o “engenheiro” Maluf devolver aos cofres da Prefeitura de São Paulo R$ 21,350 milhões. A sentença é consequência de uma ação de improbidade administrativa provocada, à época, por denúncia de… petistas, liderados então por José Eduardo Cardozo, que foi depois ministro da Justiça. Hoje, são todos aliados de Maluf.
Em matéria de estupidez, Marilena preenche todos os espaços. Havia outra coisa que me deixava um pouco com o pé atrás: sua biografia na esquerda era inexistente até o comecinho dos 80, como aluna e como professora. Quando veio a abertura política e quando já se podia mandar alguém à puta que o pariu, ela se transformou numa extremista. Entenderam?
1) "Quem sai às ruas defendendo a família é uma besta", assegura Marilena Chauí. 2) O que diriam o pai e a mãe dela, que até à velhice se matavam de trabalhar todos os dias, até altas horas, 3) para sustentar a carreira dela e a do irmão (que é medico nos EUA). 4) Se eles soubessem que todo esse esforço seria apenas para dar a ela a chance de desonrar pai e mãe em público,... O que é cuspir sobre a mais elementar noção de educação e cultura. Provavelmente, não teria coragem de escrever semelhante asneira (em que pese ter escrito outras, mas não se importou em proferi-las, levianamente despreocupada com o fato de que a maioria de seus ouvintes toma suas palavras por verdade e, preguiçosamente, não corrige com a leitura o que ela desconserta com sua loquacidade. Ela representa o que há de pior no Brasil além do Bandido Lula e da quadrilha Petista
A Marilena Chauí sonhava em "viver sem culpas". O Lula realizou esse sonho. Faça ele o que fizer, sua incapacidade de sentir culpa é total e invencível. Ela é mesmo uma piada ( de mau gosto). O Espinoza de Marilena Chauí é um “petista avant la lettre”. Os alunos saíram de sua palestra convencidos de que devem render-se à evidência de três axiomas: a) Baruch de Espinosa foi um incendiário precursor de Marx; b) a filosofia é uma bandeira de luta contra o neoliberalismo; c) a invasão de terras do MST é a maiêutica socrática da revolução.
*Excelente Profissional, excelente Professora, excelente Pensadora e excelente Escritora brasileira !* *Está além de seu tempo, alguns no Brasil, infelizmente os ignorantes, não conseguem entendê-la.* *Agradecemos à Professora Chauí por toda sua Obra !* ;)
Professor brilhante. Inteligência brilhante. Faz falta no Brasil de hoje, cada vez mais fanático, ignorante e ressentido.
E o Ruy não era ele mesmo um marxista fanático? Se não, como então explicar que o foco único de seus escritos, sejam os livros, sejam os artigos, e tambem a totalidade das teses que ele orientou serem todas marxistas ou, quando não, ao menos esquerdistas?
Poderiam me responder estes questionamentos? 1. De que modo ela compreende o processo de estruturação da estética. 2. As observações que a autora faz sobre o livro X da República de Platão, quanto este expulsa os poetas da república e delineia a leitura que ele (Platão) tem acerca do conceito de mímesis. 3. Sobre a concepção de mímesis aristotélica. 4. O conceito de estética após seu surgimento no século XVIII, em que seu domínio se sobrepõe à reflexão sobre a arte especificamente, apontando a distinção entre a concepção de estética do século XVIII e a grega. 5. Sobre a estética no Romantismo alemão, do século XIX, especialmente em Schlegel, assinalando o iluminismo de Kant, na constituição da identidade alemã que também influenciou os processos de identidade nacional no Brasil a partir da MPB. 6. Sobre o contexto uma visão estética da vida, uma estetização da vida. 7. Quando a filósofa discorre, a partir do poeta Baudelaire e do filósofo Walter Benjamim que na contracorrente de todas as leituras classicistas, sobre “arte pela arte” do Baudelaire, denunciando a transformação da poesia em mercadoria. 8. As discussões de Benjamim sobre a leitura do mesmo acerca do surrealismo, como projeto de experimentação estética e projeto político.
Excelente entrevista, parabéns profa. Dra. Jeanne e parabéns a UNB
Cadê a entrevista completa?!
um bosta desqualificado
comunistinha
Grande Silvio Gallo! Esse é o cara!
Saudações. Muito este canal. Tornei um novo inscrito. Responda-me uma coisa. Como conseguir o contato do professor Celso Favaretto? Gostaria de conversar com ele em meu canal Central Filosófica.
Pela USP,entra no site deve ter o email dele.
Ótima entrevista. A preocupação com a formação do professor de filosofia é muito importante porque se trata do estudo mais humano que podemos encontrar dentro de uma escola.
Nossa achei estar fazendo a coisa certa, estudar línguas pra ler os originais... porque alguns livros quando traduzidos não trazem a mesma força e intensidade, agora tenho certeza!!!
Obrigado
Muito bom ouvir essa brilhante intelectual ❤️
muito boa a aula!
Muito bom!
Importante assunto para quem quer conhecer melhor a filosofia e os métodos de ensino para nossa educação. Estou muito motivado na faculdade onde estou me licenciando em filosofia, avante filosofia vamos em frente, você já enfrentou tiranos, ditadores, e todo tipo de perseguição até mesmo de políticos que deveriam abraçar a filosofia como um caminho de saída da caverna onde os ignorantes seres acorrentados pelos formadores de opinião onde apenas mostram sombras, de interesse próprio, do que mesmo a realidade mostrada na luz do sol fora da caverna.
15:00 Sentido, referência (e não preferência).
32:40
onde eu posso ver a entrevista completa?
Obrigado pelo brilhante vídeo!! Marilena Chaui deveria ter vida eterna!!!!
Como pode um camarada desse De um nível mais degradante desse ser professor emérito da USP 🤮🤮🤮🤮🤮, E POR ISSO que a educação brasileira e um esgoto
Seu currículo deve ser muito mais impressionante do que o do professor Ruy, que tem formação em Direito e Filosofia e era Doutor pela Universidade de Paris I, além de estudado Marx na própria língua dele, ou seja, no alemão.
Entrevista sensacional. As poucas visualizações, não condiz com a riqueza do conteúdo. O Brasileiro é avesso ao conhecimento.