- 4
- 18 899
Altitude Densidade
Brazil
Приєднався 27 лют 2019
RAZÃO ADIABÁTICA - Como determinar a TEMPERATURA do ar DENTRO da Nuvem?
Neste vídeo eu resolvo um novo exercício com base nas transformações adiabáticas presentes na natureza, a fim de conhecer a temperatura do ar dentro de uma parcela de ar saturada, ou seja, dentro de uma nuvem de instabilidade (cumuliforme).
No final do vídeo eu faço cálculos complementares, como as temperaturas do ar e ponto de orvalho à superfície, e o cálculo da altura da base da nuvem mediante aplicação da fórmula da constante de aproximação.
--------------------------------------------------------------------------------
www.altitudedensidade.com (Blog)
altitudedensidade (Instagram)
forms.gle/yA4iYcUnEjV7vGMp7 (Mini Simulado - Razão Adiabática)
_________________________________________________
SE INSCREVA NO MEU CANAL!!
CURTA E COMPARTILHE COM ALGUM AMIGO SEU QUE ESTÁ SE PREPARANDO PARA A BANCA ANAC!
No final do vídeo eu faço cálculos complementares, como as temperaturas do ar e ponto de orvalho à superfície, e o cálculo da altura da base da nuvem mediante aplicação da fórmula da constante de aproximação.
--------------------------------------------------------------------------------
www.altitudedensidade.com (Blog)
altitudedensidade (Instagram)
forms.gle/yA4iYcUnEjV7vGMp7 (Mini Simulado - Razão Adiabática)
_________________________________________________
SE INSCREVA NO MEU CANAL!!
CURTA E COMPARTILHE COM ALGUM AMIGO SEU QUE ESTÁ SE PREPARANDO PARA A BANCA ANAC!
Переглядів: 3 361
Відео
RAZÃO ADIABÁTICA - Como calcular a TEMPERATURA do PONTO DE ORVALHO na base da NUVEM?
Переглядів 9 тис.5 років тому
Neste vídeo eu resolvo um exercício com base nas transformações adiabáticas presentes na natureza, a fim de conhecer a temperatura do ponto de orvalho na base de uma nuvem cumuliforme. www.altitudedensidade.com (Blog) altitudedensidade (Instagram) forms.gle/yA4iYcUnEjV7vGMp7 (Mini Simulado - Razão Adiabática) SE INSCREVA NO MEU CANAL!! CURTA E COMPARTILHE COM ALGUM AMIGO SEU QUE E...
ALTIMETRIA - ERROS Altimétricos e as CONDIÇÕES do Ar
Переглядів 1,3 тис.5 років тому
Neste vídeo eu resolvo um exercício de altimetria analisando as resultantes nas condições em que a temperatura real do ar, no FL, seja maior que a condição ISA para referido nível de voo. www.altitudedensidade.com (Blog) altitudedensidade (Instagram) forms.gle/wUccEfA3tCsJXvn66 (Minisimulado - Altimetria) SE INSCREVA NO MEU CANAL!! CURTA E COMPARTILHE COM ALGUM AMIGO SEU QUE ESTÁ ...
ALTIMETRIA - ERROS Altimétricos e as REDUÇÕES de Pressão QNH, QNE e QFE
Переглядів 6 тис.5 років тому
Neste vídeo eu resolvo um exercício onde são conceituadas e analisadas as altitudes resultantes de cada ajuste altimétrico. Também é possível encontrar as bases teóricos no meu Blog (endereço abaixo) sob o título "Ajustes Altimétricos e as Reduções de Pressão". Não se esqueça de deixar seus comentários! Os valores de pressão e temperatura do ar dificilmente se comportam de acordo com os valores...
Excelente explicação!!!
Incrível, muito bem explicado!! didática maravilhosa.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Vc ensina muito bem mas, onde estão os teus outros vídeos ?! O que aconteceu com tão preciosas aulas?!
Meu amigo, cade teu blog?!
Ótimas aulas, parabéns.
Observação: A altitude indicada não seria a mesma altitude pressão? pois a altitude indicada é o que o próprio nome indica, é a indicada no altímetro e como a aeronave está voando com o ajuste QNE a altitude indicada seria a mesma altitude pressão com referencia a pressão padrão 1013,2, sendo que a altitude verdadeira teria como referencia a pressão do local NMM (1008), ajuste QNH.
Excelente aula.
Jesus, eu com a minha boca confesso que tu és Senhor e no meu coração creio que Deus o ressuscitou dentre os mortos amém
No item b), a questão não estaria errada por 2 motivos? 1. Altitude indicada seria 6.000ft, já que o ajuste é QNE, então a altitude lida é a altitude pressão. 2. O valor de 5.850ft não seria altitude indicada, mas sim altitude verdadeira, devido a diferença de pressão QNE e QNH. Voando ajustado QNE no FL060, a altitude seria menor do que a indicada já que QNH < QNE. Seria isso mesmo? Entendi que o item está errado, mas me confundi a razão que explicou.
Muito bom, obrigado!!
Parabén pela explicação e pelo vídeo
Mas so que nao entendi porque e 3240 pq 6000 - 2460 = a 3540
Excelente explicação....parabéns pelo trabalho, você é um grande professor.
Muito bom Dalton, ótima didática e apresentações muito bem feitas! Pelo visto deu uma pausa no projeto e blog sei que gerar conteúdo demanda um tempo elevado.. o bom que o material aqui postado continua ajudando muitos entusiastas/futuros pilotos! Muito obrigado!
Excelente explicação. Muito obrigado, agora ficou claro
excelente aula. otima didatica. nota 10
Bom mesmo
muito bom
otimo
Dalton boa tarde, Posso estar com dificuldade no exercício 3 do seu simulado onde temos: "3. Uma nuvem de Cumulus tem sua base a 850 metros de altura. Determine a temperatura do ar a 2.000 metros dentro da referida nuvem, sabendo-se que a temperatura do ponto de orvalho a 600 metros de altura é de 09°C:" Opções de resposta: a) mais 3ºC b) menos 3ºC c) mais 1,6ºC d) menos 1,6ºC Usei como cálculo o seguinte raciocínio: de 2000m a 850m temos uma diferença de 1150m onde na razão de 0,6ºC a cada 100m temos uma variação de temperatura em 6,9ºC. A temperatura do PO tem: 850m - 600m = 250m e na razão adiabática seca (1º a cada 100m) temos 2,5ºC. Sendo assim, 9ºC - 2,5ºC= 6,5ºC que ao subtrair 6,9ºC temos um resultado de menos 0,4ºC mas, este resultado não está entre as opções. Pode verificar por favor? A propósito, na questão 2 "Determine, em graus Celsius, a temperatura do ponto de orvalho na base de uma nuvem Cumulus, sabendo-se que ela se encontra a 2000 metros de altura e que as temperaturas do ar e do ponto de orvalho, ambas à superfície, são respectivamente de 33 e 18 graus Celsius." achei o resultado de 13ºC mas, também não temos esta opção de resposta.
fala amigão é sobre isso que se passa no video!
Volta com os videoosss 🙏
Like é pouco ....... muito grato professor
Dúvida: uma aeronave estacionada no RJ SBGL (25 ft de elevação). O QNH do METAR é 1007. A dúvida é a seguinte: qual altitude será mostrada no altímetro? Ou seja, qual altitude irei ver no aparelho depois do ajuste?
Excelente material, parabéns! Tenho apenas uma dúvida: a TA nao seria 3.540ft ao invés de 3.240ft?
Correto Filipe
Eu tmb fiquei com essa duvidq quando eu vi
Acho que é mesmo 3540 pés Pelos menos é o meu resultado também
Excelente aula, porém, apenas aqui uma observação que eu costumo passar aos meus alunos. A fórmula de Altitude Densidade que apareça no livro do Sonnemaker é uma aproximação para facilitar o cálculo, onde considera-se pra cada grau Celcius de diferença, 100 pés. Todavia, se fizer este mesmo cálculo no computador de voo, vamos observar que o resultado sempre dará um "golinho" a mais. Isto se dá porque a aproximação mais correta é 120 e não 100.. Como fonte de referência: www.flyingmag.com/technique/tip-week/calculating-density-altitude-pencil/ Isto é apenas uma observação, tuas aulas são excelentes e sempre as indico para as pessoas. Grande abraço!
Como faço pra entrar em contato contigo @Romulo Ribeiro? Não te encontrei no facebook
Já ganhou mais 1 escrito , vc explica muito bem , parabéns continue postando
excelenteeee
porramamama! MUITO BOM!
Não sei se alguém consegue responder minha dúvida. Se o altímetro é um barômetro e ele está regulado para a ISA (ao colocar ali 1013.2) então quando temos uma temperatura maior do que a da atmosfera padrão ele deveria indicar FL 055 em uma altitude menor do que se a atmosfera fosse padrão. Não é isso que se lê nos livros de metereologia aeronáutica, o que se lê é justamente o contrário: "temperatura maior que a ISA, a altitude real da aeronave será maior do que a indicada no altímetro". Isso não faz o menor sentido pra mim pq dá a entender que o altímetro é um termômetro e não um barômetro.
Olá Furla, tudo bem? Dou aulas em escolas de aviação e fui instrutor internacional de pilotos na Embraer. Espero poder te ajudar, vamos lá! Imagine uma sanfona na horizontal. Observe que o fole desta sanfona pode ser comprimido ou esticado. Ok? Essa analogia irá facilitar o teu entendimento. Pois bem, repare que na atmosfera ISA, onde nós temos a pressão 1013,2 hPa e a temperatura 15C, nós teremos a densidade padrão de 1,225 kg/m^3. Como estes valores se encontram no nível do mar na ISA, então temos ai a condição de Altitude pressão 0 pés e altitude densidade 0 pés. Observe, conforme muito bem explicado pelo professor no vídeo, que NA ATMOSFERA PADRÃO ISA (escrevi com letras maiúsculas de propósito para enfatizar) , a variação vertical de pressão é 1 hPa para cada 30 pés. Mas quem disse que na atmosfera real a variação de pressão é essa? Ela só vai ser essa, se a temperatura no nível de voo for igual a temperatura ISA, se ela for diferente, isto significa, que este espaçamento pode ser menor ou maior, ou seja, a atmosfera estará mais contraída (com as isóbaras mais próximas) ou mais expandida ( com as isóbaras mais distantes). Lembra da sanfona? Imagine que o fole tenha uma certa abertura aonde cada dobra representa a distância vertical entre as isóbaras. Se você puxar o fole, a separação aumenta e se você comprimir, ela diminui. Quem faz este "efeito" na atmosfera é a variação de temperatura. Voltemos ao exemplo. O nível de pressão padrão é 1013,2 hPa. Na atmosfera padrão ISA, 1000 pés vai corresponder à pressão de cerca de 980 hPa, isto é, se o altímetro "sentir" a pressão de 980 hPa, ele vai indicar 1000 pés. Na atmosfera ISA, de fato, a isóbara de 980 hPa está realmente a 1000 pés da isóbara 1013 hPa, DESDE QUE a tempera seja padrão, ou seja, a temperatura a 1000 pés seja de 13C. O que acontece quando a temperatura é maior? Os 980 hPa não estarão a 1000 pés dos 1013 hPa, mas sim numa distância maior, porque a atmosfera "esticou", ela se expandiu; como se você puxasse o fole da sanfona para cima. Então os 980 hPa estarão mais acima do que os 1000 pés, então para o altímetro marcar os 1000 pés a aeronave terá que subir para captar a pressão de 980 hPa e ter a indicação de 1000 pés, mas fazendo isso, a aeronave estará mais alta do que os 1000 pés em relação a isóbara 1013 hPa. Por isso que se diz que quando a temperatura aumenta, a aeronave está mais alta, porque as isóbaras sobem e quando está mais frio a aeronave desce, porque as isóbaras então mais próximas, logo, mais baixas. Espero que tenha elucidado tua dúvida. Se quiser, me adicione no Facebook: Romulo Ribeiro
@@RomuloRodolfo entendi perfeitamente Romulo! Excelente explicação! Não estava conseguindo enxergar esse "esticamento" da atmosfera. Mas faz sentido, quanto mais quente mais afastada as moléculas estarão umas das outras e mais alta é a camada de atmosfera como um todo! Muito obrigado pela explicação detalhada, vou até gravar ela nas minhas anotações de estudo! Tenha uma excelente semana! Abraços!
@@furla5757 , fiquei feliz em saber que fui útil. Grande abraço e ótimos estudos!
@@RomuloRodolfo Olá professor , poderia me esclarecer uma dúvida ? O ar em altas altitudes , por estar mais frio , diminuí a taxa de compressibilidade ou aumenta essa taxa ? A viscosidade desse ar por estar mais frio , tem relação com essa razão de compressibilidade nas altitudes superiores , tipo entre a troposfera e tropopausa ? Obrigado.
Otima explicacao!
Olá sou aluno de Parapente e meu instrutor me pediu pra estudar sobre o assunto. A maneira como vc explica fica bem fácil de absorver o conteúdo. Obrigado
Errei :( Usei o gradiente da RAU , 0,6°c 😞
Grande prof. Dalton Tudo blz? Na primeira tentativa acabei errando a terceira por usar o gradiente errado, mas voltei lá e corrigí. Valeu o aprendizado, é muito top suas aulas. Parabéns 👏👏👏👏 Grande abraço
A elevação da pista então é dada em relação ao nível padrão do mar e não em relação à ISA, correto?
Não entendi como foi essa regra de 3 que chegou a 13°C, pode me ajudar ?
A temp reduz 01ºc a cada 100 metros. Pegue os 2000 metros do problema e divida por 100 = 20. Ou seja, da superficie ate a base da nuvem, a temp diminui 20ºc. Nos foi dito que a temp a superficie é de 33ºc. Diminua com os 20º de diferença achados = 13ºc. Embora com 6 meses de atraso, antes tarde que mais tarde kkkk
Muito boa a explicação, ficou fácil entender! Parabéns!
Legal os vídeos . O canal é novo ? Faz um vídeos explicando sobre umidades absoluta relativa e específica. ..com exemplos e fórmulas . Poderia falar também sobre cavados e cristas ... Abraço .
Parabéns Cmt
👍✈️✈️
Top
Boa professor👍✈️
Mandou bem.
Boa explicação , mas há corte no áudio.
Muito bom, valeu!
ficou fácil muito bom
Obrigado comando! Compartilha com teus parceiros de estudo Fábio!
Valeu mestre ‼️
Parabéns pelo vídeo...
Oi Stephane, muito obrigado por seu retorno, é bem importante!
Parabéns Dalton !
Obrigado, comando!!
Top cmdt Dalton !
Obrigado querido. Compartilha para aqueles estão na lida com os estudos...