- 21
- 7 283
Doda Engenharia
Приєднався 3 чер 2020
Que tal aplicar em seus processos de manutenção os melhores e mais novos conceitos e ferramentas de engenharia e assim obter máxima confiabilidade, maior disponibilidade e excelentes resultados utilizando a menor quantidade possível de recursos? Estamos aqui para ajudá-lo a tornar essa ideia em pura realidade.
www.doda.eng.br
www.doda.eng.br
A evolução da manutenção através do tempo - Palestra Semana da Indústria ETEC Trajano Camargo
Nesta palestra caminhamos pela história fazendo um paralelo entre as revoluções industrias e as mudanças que a cultura da manutenção sofreu ao longo do tempo, lançando um olhar especial a cada conceito e técnica que surgiu com esta transformação e tornou possível termos, nos dias atuais, ativos cada vez mais confiáveis e disponíveis em nossos parques fabrís.
Переглядів: 54
Відео
Confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade: estratégias imprescindíveis para a sua empresa
Переглядів 654 роки тому
#dodaengenharia #consultoria #engenhariademanutencao #engenhariadeconfiabilidade dodaengenharia
Fazer um motor trabalhar com velocidade acima da sua nominal é prejudicial à sua vida útil?
Переглядів 2,5 тис.4 роки тому
Neste vídeo respondemos a uma pergunta recebida em um dos nossos canais a respeito dos efeitos que uma rotação elevada pode trazer aos motores de indução. Você pode ler o artigo referente a este assunto no link: cutt.ly/3dxKNgE dodaengenharia
A parametrização dos inversores pode ser a causa raiz de ineficiência e falhas em motores
Переглядів 1014 роки тому
Neste vídeo falamos a respeito dos impactos negativos que a parametrização inadequada de inversores de frequência, conversores de frequência e servoacionamentos pode gerar e como esses impactos se manifestam em forma de ineficiência energética e perda de vida útil dos motores. Você pode ler o artigo referente a este assunto no link: cutt.ly/tszqILI dodaengenharia
Vídeo extra - exemplificando os tipos de manutenção existentes
Переглядів 694 роки тому
Enquanto eu aguardava meu carro ficar pronto da revisão, resolvi fazer este vídeo extra onde eu explico brevemente o que são as manutenções preventiva, preditiva, sensitiva, corretiva e proativa utilizando um carro como base para o exemplo. dodaengenharia
Você sabe como definir corretamente a criticidade dos seus equipamentos?
Переглядів 1534 роки тому
Você sabe como definir corretamente a criticidade dos seus equipamentos?
Live - A importância da análise preditiva na redução dos custos de manutenção
Переглядів 1754 роки тому
Live - A importância da análise preditiva na redução dos custos de manutenção
Será que é possível aplicar o conceito de MVP na manutenção?
Переглядів 394 роки тому
Será que é possível aplicar o conceito de MVP na manutenção?
Você sabe quais são as zonas de falhas dos motores de indução?
Переглядів 2114 роки тому
Você sabe quais são as zonas de falhas dos motores de indução?
Todos os equipamentos devem receber a mesma atenção do time de manutenção?
Переглядів 404 роки тому
Todos os equipamentos devem receber a mesma atenção do time de manutenção?
Muito bom! Ganhou mais um inscrito.
So enchimento de linguiça
tem consequências de perda de torque?
Ja estou inscrito
Professora seu trabalho é de grande importância!! Você tem pós em Confiabilidade?
Muito bom essa explicação.
Gostei muito de sua explicação então lembrei-me desta situação no meu trabalho
Gostaria de tirar uma dúvida, tenho um motor Agrale a diesel de alta rotação no entanto pela sua dificuldade de acionar seu funcionamento por manicula, adaptei um motor de 3 cavalos baixa rotação monofasico com uma polia menor para aumentar sua força,, No entanto quando o motor a diesel pega, arrasta a rotação do motor elétrico para 3000 votações estou receoso de que possa acarretar algum dano ao motor elétrico pela elevação de rotação deste Jaque quando o motor a diesel pega costumo trabalhar com os dois funcionando para elevar a cavalagem do sistema o motor elétrico pode sofrer algum dano por testa elevação de rotação forçada?
Excelente explicação. Mandou muito bem!!!
Fiz um ensaio em um motor que tinha passado por um processo de limpeza, pois, o mesmo estava contaminado com graxa. O resultado deu 1.4, será que pode ser ultilizado e o que poderia ser feito kara melhorar o índice de polarização?
E SE TROCAR SO O REDUTOR, COM A RELAÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO MAS PRÓXIMO DO DESEJADO NÃO DARIA CERTO TAMBEM?
Bom dia! É possível ligar um motor de 4 pólos trifásico fechado em 380 volts com um inversor com tensão de 440 volts , tem parâmetros no inversor que e possível reduzir a tensão até 380 v , causa algum dano no bobinado do motor ou no próprio inversor?
Que explicação! Ganhou um inscrito.
Olá Camila! Estou com um problema de parametrização, creio eu que seja isso, e procurando uma luz no youtube achei sei canal. Conteúdo muito legal. É quase uma massagem nos ouvidos ouvir as explicações técnicas, rs. Parabéns!
E no caso da potência existe perda ou ganho de acordo com a diminuição ou aumento da rotação de acordo com a mudança de frequência na saída do inversor E no caso da corrente existe perda ou ganho com a diminuição ou aumento da rotação na mudança da frequência na saída do inverso de frequência para mais ou para menos E o consumo eu ontem de acordo com a mudança de frequência na saída do inversor de frequência modificando a rotação do motor aumenta ou diminui o consumo do motor
Poderia dá um exemplo de gráfico de índice de decaimento
Excelente observação, nada melhor do que plotar um gráfico do comportamento físico a ser estudado! Parabéns, poste mais conteúdos.
Camila, sua aula e didática é um espetáculo.
Boa tarde Engenheira Professora! Gostaria de saber se o FS=1,20% (fator de serviço),ajudaria manter a frequência em 10% maior que a nominal do motor, sem prejuízo para o motor?
Parabéns, explicado de forma simples e objetiva.
muito linda amoooo
Muito legal estas aulas
Obrigado Camila
De nada Dirceu! Espero ter ajudado!
E quando aumenta de mais ou diminui de mais a frequência, o motor perde sua potência ?
Olá Denis. Fiz um vídeo que explica certinho a perda de torque com a alteração da frequência. Espero que ajude! ua-cam.com/video/mZnhTQSoE-w/v-deo.html
Boa noite. Tenho um motor em uma aplicação hidráulica que trabalha com a rotação nominal e corrente abaixo da de placa. Está sobrando potencia. Posso colocar ele com a corrente de placa e a rotação acima da nominal ?Quais seriam os danos que esse motor sofreia se ele trabalhasse nessa situação?
Bom dia Camila, um exemplo preciso de 2500,00 num motor de 5cv trifásico controlado por um inversor, o que é mais aconselhável na questão da vida útil do motor, usar um motor de baixa de 1730 rpm é trabalhar numa frequência mais alta ou usar um motor de alta de 3500 e trabalhar numa frequência mais baixa e nesse caso não vou perder muito na questão de torque do motor? Obrigado
Olá Dirceu! Fiz um vídeo especialmente para responder a sua dúvida! Espero ter ajudado. Abraço! ua-cam.com/video/mZnhTQSoE-w/v-deo.html
Agradeço muuuuuuuito a professora por esta explicação. Tenho um projeto e esta explicação me foi muito útil. PARABÉNS. Deus abençoe
Olá Camila. Muito bom o vídeo. Veio de encontro a uma necessidade minha. Se puder ajudar agradeço. Tenho um torno que funciona com um motor de 4 polos ligado a um inversor de frequência. Mas preciso alimentar uma serra esquadrejadeira que necessita de um motor de 2 polos. Mas para economizar na compra de um novo Inversor, (não tenho rede trifásica... por essa razão) me aconselharam a utilizar na serra a mesma configuração de motor do torno, e alterar os parâmetros de velocidade no inversor, podendo utilizar dessa forma o mesmo inversor. Detalhe.... essa serra não ficara ligada o tempo todo. Seu uso é por demanda, que por enquanto não é grande. É possível esse esquema? Vi no vídeo que existe sim um prejuízo ao motor o seu uso com inversor. Mas entendi também que esse prejuízo é diretamente proporcional ao tempo de uso continuo. Está correto esse meu raciocínio? Ajudaria se tivesse uma fonte externa de refrigeração do motor? Desde já agradeço por sua atenção. Abraços e sucesso.
Vc já resolveu o teu caso? Fernando dos Santos 13 997394243
👏🏼👏🏼👏🏼
Boa noite , sou Pastora Veruska Greff voluntária da Partners of the America’s Brasilia e Florida/EUA , nós da partners (ong internacional não governamental) , Kathlryn Greff (Presidente) , estamos com vocês aqui . O nosso querido membro Ricardo nos convidou p participar c vcs . Parabéns pela Live! Interessante . 👏🏼👏🏼👏🏼🤝🌍🇧🇷🇺🇸
Olá Pastora! Muito obrigada pelo apoio! Uma honra ter a senhora conosco! Forte abraço.
Utilizamos a classificação dos equipamentos em Críticos A, B ou C para definir a correta estratégia de manutenção. Baseada em manutenções com críticidade A (Manutenção Preditiva, Preventiva, Inspeção Técnica, Inspeção Autônoma e Corretiva). Para crítico B, não temos a Preditiva e para crítico C, não temos a Preventiva. Ou seja, podemos dizer que é quase um conceito de 20/30/50 e assim podemos ter recurso suficiente para a devida manutenção aonde gira o ponteiro da fábrica.
Olá Fernando!!! Muito legal ter sua experiência compartilhada aqui com a gente!!! Muuuuuuuuito obrigada por sua contribuição!
Muito bom o vídeo Professora Camila, curti muito sua explicação... Dez como sempre haha
Obrigada Edevair!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns que Deus te Abencoe
DEUS abençoe torcendo por voce
orgulho da tia DEUS abençoe
Excelente a abordagem dos palestrantes. Graças ao peso no bolso que as empresas e empresários tornaram a preventiva e preditiva em um foco de gerenciamento das máquinas.
Pois é Claudio!!! Essas técnicas de manutenção são uma grande fonte de redução de custos e aumento da disponibilidade e confiabilidade dos ativos! Obrigada pelo seu comentário! Forte abraço.