- 242
- 132 855
Marcio M. Leodegario
Brazil
Приєднався 28 чер 2016
O canal tem como objetivo trazer o conhecimentos geral da Família Botânica Bromeliaceae , através de curiosidades, estudos recentes, importância ecológica no ambiente e sempre mostrando gêneros e especies que são representados dentro da família.
Vriesea brusquensis. Uma bromélia pouco comum.
A Vriesea brusquensis tem uma ocorrência nos Sul e Sudeste do Brasil. Ocorre em Mata Atlântica em áreas de floresta fluvial.
Possui um porte mediano e inflorescência ramificada com brácteas avermelhadas e flores amarelas.
Possui um porte mediano e inflorescência ramificada com brácteas avermelhadas e flores amarelas.
Переглядів: 84
Відео
Ananas fritzmuelleri. Uma nova população dessa espécie rara.
Переглядів 100Місяць тому
Ananas fritzmuelleri é uma espécie com poucos registros e coletas. Trata-se de uma planta que necessita de estudos para se conhecer melhor e avaliar seu status de conversão. Possui registros para o Sul e Sudeste.
Ananas bracteatus. Uma linda espécie utilizada como cerca-viva.
Переглядів 204Місяць тому
Essa linda espécie de abacaxi tem uma ampla ocorrência no Brasil. Aqui na Cidade de São Paulo é bem comum nas área mais ao extremo sul da capital, onde o ambiente é bem mais preservado. É utilizado localmente pelos moradores como cerca-viva, pois com suas folhas agressivas torna-se uma proteção. Agradeço pelo amigo Gustavo e amiga Janaína no auxílio da gravação do vídeo.
Wittimackia tentaculifera. Uma espécie rara e curiosa.
Переглядів 132Місяць тому
Essa linda espécie nativa do estado da BA. Possui sua inflorescência ramificada onde seus ramos sinuosos lembram tentáculos, assim dando o nome a espécie. Ocorre em áreas de Mata Atlântica Pluvial e Ombrófila. Sua folhas são mais coriáceas e sua inflorescência avermelhada com flores brancas e seu estigma verde, assim dando um aspecto bem chamativo.
Tillandsia neglecta.
Переглядів 1882 місяці тому
Essa linda espécie nativa do litoral do estado do Rio de Janeiro está criticamente ameaça devido à coleta indiscriminada. Tem um hábito rupicola e geralmente se desenvolve em sol pleno. Possui uma inflorescência com bracteas roseas e flores com pétalas lilás e uma característica é ter folhas mais suculentas. Agradecimento a Juliana bianchi pelo auxílio na gravação do vídeo.
Bromélias florescendo nesse inverno.
Переглядів 2723 місяці тому
Nesse período de inverno várias espécies de bromélias estão florescendo. Isso ajuda na alimentação de vários polinizadores pela falta de recurso alimentar nesse período mais escasso.
Wittimackia burle-marxii.
Переглядів 993 місяці тому
A W. burle-marxii ocorre na Bahia e Minas Gerais. É uma planta mediana com inflorescência composta tendo coloração amarelada. O gênero Wittimackia foi reestabelecido recentemente sendo segregado de Aechmea. Possui cerca 50 espécies, grande parte das espécies são nativas do estado da Bahia.
Um fator raro na Tillandsia stricta e T. loliacea.
Переглядів 1993 місяці тому
Sabemos que as bromélias possuem inflorescência simples ou ramificadas, algumas espécies podem apresentar ambas características, mas outras uma só se expressa no desenvolvimento da planta. No caso da Tillandsia stricta e T. loliacea ambas possuem inflorescência simples e raramente como no vídeo os indivíduos mostrado desenvolveram inflorescência com uma ramificação na base. Esse fenômeno pode o...
Aechmea cabixabae.
Переглядів 1013 місяці тому
Essa linda espécie pertencente ao subgênero Lamproccocus. Ocorre nos Espírito Santo e tem hábito de epifita e chama bastante atenção pelas flores com ovário e sépalas laranjas e pétalas com ápice arroxeado com margem branca.
Uma linda planta da Mata Atlântica.
Переглядів 1303 місяці тому
A Billbergia distachya é uma espécie presente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Comum nos fragmentos florestais da Mata Atlântica sendo geralmente epifita. Possui um hábito mais tubular e seu pedunculo com brácteas róseas bem vistosas e inflorescência com flores esverdeadas com ápice azul. Muito semelhante com Billbergia amoena e B. nutans.
Uma bromélia rara e ameaçada. Fernseea bocainensis.
Переглядів 1703 місяці тому
A Fernseea bocainensis é uma bromélia que pode ser epítita, rupicola ou terrícola. Ocorre na Serra da Bocaina entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Essa espécie possui um risco crítico de conservação tornando-se uma espécie rara e muito ameaçada.
Tillandsia tenuifolia e Quesnelia humilis.
Переглядів 1344 місяці тому
Nesse vídeo mostro duas belas espécies florescendo, a T. tenuifolia e a Q. humilis. Essas duas bromélias florescem na época do inverno trazendo uma belíssima composição de cores e claro oferecendo aos polinizadores fonte de alimentação na época do ano com menos recursos. São plantas que habitam a Mata Atlântica sendo que a T. tenuifolia tem ambla ocorrência e a Q. humilis é endêmica do estado d...
Uma linda e rara Bromélia: Aechmea bambusoides.
Переглядів 5255 місяців тому
Essa espécie possui um restrita área de ocorrência em fragmentos de Mata Atlântica nos estados de MG e RJ, devido a isso é considerada mais rara e ameaçada e também por não ter registros dentro de UC's para ter uma melhor preservação da espécie. Essa planta possui um hábito bem robusto e grande, folhas coriaceas serrilhadas e mesmo tendo um porte grande sua inflorescência é bem delicada com ram...
Vriesea hieroglyphica. Parte II
Переглядів 1676 місяців тому
Nesse vídeo dou continuidade mostrando a mata onde as Vriseas hieroglyphicas ocorrem. Fizemos uma coleta de sementes para nosso projeto de conservação de espécie ameaçadas. Pois essa é uma espécie vulnerável que necessita de trabalhos para preservação no ambiente natural.
A rainha da Mata Atlântica. Vriesea hieroglyphica. Parte I.
Переглядів 2186 місяців тому
A Vriesea hieroglyphica é uma bela espécie da Mata Atlântica. Onde ocorre chama muito a atenção pelas folhas ornamentadas com faixas escuras lembrando um desenho. Devido essa característica no passado foi muito coletada indiscriminadamente para utilização como planta ornamental e assim quase sendo extinta na natureza. Hoje em dia é encontrada em áreas bem presarvadas e de difícil acesso, mas se...
Tillandsia graomogolensis / kurt-horstii.
Переглядів 2917 місяців тому
Tillandsia graomogolensis / kurt-horstii.
Uma linda bromélia nordestina. Aechmea tomentosa.
Переглядів 1788 місяців тому
Uma linda bromélia nordestina. Aechmea tomentosa.
Linda população de Tillandsia pohliana.
Переглядів 3399 місяців тому
Linda população de Tillandsia pohliana.
Tillandsia usneoides na Rep. Guarapiranga.
Переглядів 539 місяців тому
Tillandsia usneoides na Rep. Guarapiranga.
Tillandsia usneoides. Uma espécie muito curiosa.
Переглядів 15311 місяців тому
Tillandsia usneoides. Uma espécie muito curiosa.
Nidularium minutum. Uma espécies ameaçada.
Переглядів 11711 місяців тому
Nidularium minutum. Uma espécies ameaçada.
Polinização de Bromélia e Vriesea gradata.
Переглядів 12411 місяців тому
Polinização de Bromélia e Vriesea gradata.
Neoregelia Hoehneana. Uma espécie bem curiosa.
Переглядів 192Рік тому
Neoregelia Hoehneana. Uma espécie bem curiosa.
Calendário 2024. Centro de Ilustração Botânica do Paraná. Bromélias Brasileiras.
Переглядів 169Рік тому
Calendário 2024. Centro de Ilustração Botânica do Paraná. Bromélias Brasileiras.
Linda espécie nunca tinha visto!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Vc vende onde vc mora
@@tiafransilva8147 quando eu tenho mudas faço venda sim.
Muito obrigado pelo vídeo
Ja comeu o fruto, amigo? Achei um monte no mato
@@SamuelBandeiradoPradoRoque dessa espécie não. Mas creio que seja ácido igual as demais espécie nativas.
Eu passei numa avenida ao lado de uma reserva ambiental onde tem dentro da reserva, muitas árvores. Vi uma planta enroscada no Alambrado que cerca a reserva; que certamente desprendeu de alguma árvore e caiu exatamente ali no Alambrado. Era meu destino encontrá-la pra eu recolher e levar pra casa. Vou cuidar dela com muito carinho pra florir na minha casa
@@mariahelenasantoscunha701 cuide bem dela agora. Espero que tenha sucesso.
Nossa achei que fosse Bromelia sp. tambem, vou ate ficar de olho aqui porque tudo oque vejo assim eu acho que é antiacantha, agora sei que pode nao ser 😮
@@JardimTupiniquim sim, eu achei que era gênero Bromélia tbm, pois o hábito é igual... ai em SC tem registros dele. Comece a observar.
Melhor canal de Bromélias do Brasil, e o som dos saguis ao fundo!!!
@@tiagostanczyk5665 obrigado. ❤ Tem bastante saguis por aqui.
Que linda nunca vi aqui no PR
@@tiagostanczyk5665 não tenho certeza, mas acho que ocorre ai tbm.
Fantástico! Você doa, troca ou vende sementes? E mudas? Tenho interesse em cultivar as nativas. Fica na capital de sp esse viveiro?
@@andreluiskarpinski732 Olá! Eu não reproduzo em escala, mas como tenho muitas mudas quando possível faço venda sim, o meu viveiro fica em Embu-Guaçu, cidade vizinha da capital SP. Eu mesmo moro na Z sul da capital. Entre em contato pelo E-mail: ma_r_o@hotmail.com Conversamos por la.
Muito bom! Qual a espécie das 2 folhas rajadas? A mais larga e a que está inteira.
@@andreluiskarpinski732 a de folha larga cortada é da Vriesea hieroglyphica e a inteira pequena é a Neoregelia tigrina.
@@marciom.leodegario1798 mto obrigado, estou visitando angra no momento, tem muitas dessas e outras variedades, plantas incríveis
@@andreluiskarpinski732 a região de Angra tem muitas espécies. Plantas lindas.
Qual a explicação pra essa bromelia na africa?
@@andreluiskarpinski732 ainda existe dúvidas a respeito, mas a hipótese mais aceita é uma longa dispersão por sementes de alguma espécie daqui que atravessou o oceano e se especiou no continente ao longo dos anos... pois as bromélias surgiram após a deriva continental.
@@marciom.leodegario1798 obrigado amigo, muito interessante,a gora cou procurar sabe rmais apbre a ddriva continental haha
Muito bom! Vim pelo canal Habitat Brasileiro. Sabe me dizer se as bromelias, no geral, são auto-férteis? Ou para ter sementes é preciso cruzar os caras?
@@andreluiskarpinski732 que bacana o canal habitat brasileiro é maravilhoso. A reprodução das bromélias depende da espécie. Algumas são incompatíveis entre sim não realizando auto-fecundação, mas a grande maioria são compatíveis entre sim ocorrendo auto-fecundação.
Boa tarde Márcio,essa inflorescência é magnífica parece artifícios de fogo, amei a cor parece uma festa, parabéns,💯👍
@@ValmirBueno-y1l sim é linda demais, fiquei muito surpreso quando vi. Pena que não estou perto para ver mais esse encanto todo dia.
tem algum site que eu possa estar comprando essa planta?
@@melissamattiello5749 Eu comprei ela no site Bossa Nova Bromélias, mas já tem um tempo que não encontro o site, creio que saiu do ar... mas tenta pesquisar no Google pelo nome, embora não conheço outro que possa ter.
Que linda, suas Bromélias são incríveis!
@@tiagostanczyk5665 obrigado.
Linda planta, não conhecia essa espécie, belo vídeo.....obrigado por compartilhar.
@@AntonioSergioTravanca linda demais.
São perfeitas tenho as duas
@@MariaFerreira-qx6zo São lindas, agora estão florescendo por aqui.
Nossa agora fiquei na dúvida e a Cyanea ?
@@ivy4043 a cyanea agora é do gênero Wallisia.
Linda essa espécie! bem alongada. Abraço!
Oi rapaz,que linda thilandisia,agora imagina nas matas touceiras delas deve ser magníficas,adorei está espécie, parabéns,👍💯
@@ValmirBueno-y1l as Tillandsia nas matas ficam lindas quando florescem e em qualquer outro ambiente tbm. No caso dessa do vídeo ela ñ ocorre no interior de matas e sim em áreas abertas em rochas no litoral.
Muito bom seu vídeo, mais uma espécie pra conhecer, felicidades e tudo de bom!
@@tiagostanczyk5665 Obrigado.
Moro no Butantã e vejo dezenas de árvores morrendo depois de tomadas por essas plantas vistas como "hospedeira" ....ou, é o contrário? Ela se desenvolve depois que árvore está em processo de morte?
@@dircemoretti2363 as bromélias e outras plantas como orquídeas, samambaias, cactos são plantas epífitas ou seja elas não oferecem risco algum a planta onde está hospedada, elas não retiram nada, inclusive algumas não possuem raízes como a Tillandsia usneoides. A morte da árvores no caso são ocacionada por outro motivo que não é pelas bromélias entre outras, inclusive é comum ver elas em fios elétricos, edificações, muros, etc.
Parabéns, algumas espécies que eu nunca tinha visto!
@@tiagostanczyk5665 Obrigado.😉
Boa tarde! Fica uma sugestão para você fazer um Short: A diferença entre a aeranthus e a tenuifolia. Abraço!
@@EduardoGardini Sim, bom sería se florescessem junta para fazer um vídeo.
Que legal estar de folga e passar horas no meio dessas maravilhas,cada uma mais interessante que a outra, parabéns,tudo de bom,🙏👍
@@ValmirBueno-y1l sim, é muito bom estar junto com as planta. Obrigado.
Voce tem mudas de Hohenbergia disponivel?
@@carloseduardoherminiodeara5118 Olá! Eu estou para reproduzir dela, essas mudas do vídeo pretendo separar para fazer mais mudas. Creio que em breve vou conseguir sementes delas, pois aparentemente elas frutificaram tbm e assim facilita reproduzir em maior quantidade. Querer coisa entro em contato.
Suas bromélias estão lindas, aqui deu uma geada muito forte e matou algumas minhas que estavam maravilhosas!
@@tiagostanczyk5665 obg. Eu só tenho problemas com algumas pragas pelo motivo de não estar frequentemente aqui para cuidar. Que pena que a geada matou as suas, mas espera um tempo, pois elas podem brotar, as vezes pode ter queimado as folhas somente. Aqui tmb deu geada, mas não matou nem queimou.
Isso que e riqueza lindissima bromelia 💕⚘⚘⚘⚘⚘⚘⚘
Interessante!
Olá Márcio eu tenho uma exatamente igual só que ela é amarela e as flores são roxas como essa apresentada!
@@tiagostanczyk5665 Que bacana. Pode ser outra espécie ou até a mesma, mas com essa variação na coloração.
Arvores muito frondosas valeu😊
Bom dia morei em São Lourenço da Serra exterior de São Paulo tem muito dela é muito bonita
@@AntônioDonizette-f2h que bacana. São Lourenço da Serra não é interior, é região metropolitana de SP, do lado de Embu-Guaçu onde eu morava. Eramos vizinhos. Onde tenho meu viveiro é próximo da divisa das duas cidades. Essa espécie é bem comum na região mesmo. Abç.
Obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
Bom dia, muito lindas bromélias!
Olá Márcio, você poderia indicar alguma bibliografia ou livros para orientar na identificação das bromélias.
@@CesaralbertoFerreira-z4l Olá! Td bem? Sim, pode consutar a Flora Fanerogânica de São Paulo. O Site Reflora. Tem os Livros Nidularium, Canistrum, Canistropsis, Bromélias na Natureza e Fragmentos de Mata Atlântica do Nordeste do Autor Elton Leme. Diversidade das Bromélias da Mata Atlântica das autoras Suzana Ehlin Martins e Maria das Graças Wanderley... existe outros tbm, dando um google consegue achar mais alguns, além também de artigos científico da família.
Obrigado.
Amigo, quero um exemplar dessa planta, da retorno , obrigado.
@@alyson14130801 Olá! Preciso multiplicar ela. Estou tentando fazer reprodução apartir de sementes. Assim q tiver mudas aviso.
Não consigo ver a diferença entre as Quesnelias testudo, arvensis e quesneliana.
@@TheLeozzzim olá! Basicamente a diferença está nas brácteas florais, elas ajudam a separar as espécies, pois possuem formato diferentes, embora a distribuição das espécies também ajuda um pouco. Com o tempo é fácil reconhecer cada uma se caso veja no ambiente natural.
Muito linda Eu moro em Porto Alegre Gostaria de comprar muda dela Estou reflorestando meu sitio Quando comprei estava devastado, agora uma floresta
@@marciaangelicacittolin9105 que bacana você está reflorestando seu sítio, sería bom repovoar com espécie nativas da região. Sobre comprar essa espécie do vídeo acredito que exista alguns produtores que tenham ela para venda, de uma pesquisada. A minha nunca consegui reproduzir por sementes para propagar mais, só tenho alguns mudas mas nunca separei do vaso.
Obrigada
Obrigada pelo conteúdo Márcio , linda ❤
Olá Márcio, você observa diferença em cultivo apenas em pedra para o cultivo em substrato?
@@tiagostanczyk5665 geralmente quando tenho alguma espécie específica cultivo conforme o hábito dela, mas geralmente as rupiculas eu sempre faço uma quantia junto com algum substrato. Mas em relação do cultivo em pedra ou outro tipo de substrato pode haver uma diferença sim na planta.
@@marciom.leodegario1798 obrigado vc é incrível e maravilhoso!
Muito legal! Sugiro um vídeo somente sobre as tenuifolia, mostrando as diferenças dessa espécie.
@@EduardoGardini sim, vou ver se consigo fazer. Bom sería ter ela e outras espécies próximo floridas ao mesmo tempo.
Qual substrato para ela?
@@neusaleme592 essa minha deixei no mesmo substrato que veio do produtor. O substrato aparentemente é chips de casca de coco.
Muito linda essa bromélia. Adquiri um exemplar recentemente da variedade lira, porem tenho duvida se ela pode ser cultivada a pleno sol sem sombrite pelo menos todo período da manhã e até o início da tarde. Tenho as espécies Quesnelia testudo que está exposta a pleno sol de um fotoperíodo de umas 6/7horas seguidas, porem percebo que ela é bem lenta para crescer e as folhas estão bem avermelhadas (eram verdes quando adquiri). E tenho a Quesnelia arvesis que tambem está a pleno sol em um fotoperíodo de 5/6 horas continuas, sendo que as folhas ficaram amareladas (adquiri com as folhas verde claras) e tambem é bem lenta para crescer. Pela fotos que vejo na internet dessas plantas, aparentemente elas estão em locais com muita exposição solar, que ao meu ver parece que não há nenhuma tela de sombreamento. Adquiri todas essas plantas recentemente, não sei se elas ainda estão em fase de adaptação, enfim... Caso possa me orientar a respeito das necessidades luminosas dessas plantas serei grato. Estou utilizando um substrato a base de casca de pinus, casca de arroz carbonizado, perlita e turfa. Adicionei ao preparo do substrato o adubo orgânico Himitisu. Tenho outras bromelias (Billbergias e Aechmeas) que adquiri no mesmo período que as Quesnelias que cultivo todas com as mesmas condições luminosas e o mesmo tipo de substrato e estão evoluindo super bem.
@@TheLeozzzim olá! Td bem? Todas as espécies que você mencionou são plantas que geralmente são de sombra, então o ideal seria mantê-las em sombra ou meia-sombra sem pegar o período do sol mais quente no dia, embora a Q. arvensis habita ambientes com quase o dia td em sol pleno, é bem resistente. Claro que você pode fazer o teste e ir acompanhando para ver como elas se comportam, mas bom seria evitar o sol pleno. Abç.
Lindas Vende mudas?
@@marciaangelicacittolin9105 olá! Td bem? Eu estou somente com essa planta matriz. Posso verificar se consigo separar alguma muda.
Bacana, Márcio! Passei a infância em Cataguases-MG e essa foi a primeira bromélia que conheci pessoalmente. Eu a via do alto de um prédio em uma copa de árvore e achava muito curioso a forma como ela dava sequência. Por lá era uma planta que ocasionalmente ocorria também na arborização urbana. Hoje já é mais difícil de vê-la, pois muitas das suas árvores hospedeiras como oitis, mangueiras e sibipirunas já foram removidas ou morreram. Aprecia Calor intenso, cominverno seco e verão chuvoso. Os espécimes de lá ficavam com folhas largas, urnas grandes e alguns indivíduos apresentavam tons de bractea avermelhado e alaranjado. Os estolões podiam ser bem compridos também.
@@TheRguedesarq olá! Que bacana seu relato. Deve ser muito legal ver essa espécie na natureza em seu ambiente natural. Crei que antigamente muitas espécies eram mais fácil serem avistadas, hoje com a degradação ambiental estamos perdendo a oportunidade de vivência essa experiência que vc já teve. Abç.
Linndaaa
Olá Márcio! O que eu tenho é uma ornamental, bem robusta, com espinhos pretos em folhas verde escuro e dá uma haste esplêndida, um espiga com bracteas vermelho muito forte e flores amarela, um contraste de cores que enxerga a distância
Olá! Sería a bambusoides? Fiquei curioso para saber qual é pela descrição que vc falou.
Acredito que o site indicado não existe mais!
@@tiagostanczyk5665 eu fiquei na dúvida, não encontrei tbm na última pesquisa que fiz.
@@marciom.leodegario1798 muito obrigado, estou aprendendo aqui com você sobre as incríveis bromélia!
Boa tarde! Tenha a aechmea victoriana e gostaria de saber se fica bom cultiva-las pêndulas em cachepôs. Desde já obrigado!
Boa tarde! A. victoriana ela é bem estolonifera, gosta de se fixar em algum substrato para subir, a inflorescência dela ñ é pêndula e sim ereta, mas claro q pode cultivar em um cachepô e se quiser coloque algo para q ela suba como um apoio.
@@marciom.leodegario1798 Boa noite! Muito obrigado pela informação. Então fica bom eu cultivala em vaso de barro com um pedaço de tronco , para servir de tutor? Desde já muito obrigado! Att.: Geovane
Lindas vriesias, parabéns pela apresentação,👍
Obrigado!